DICAS DE COZINHA

Ponto certo dos ovos cozidos

Acertar o ponto certo do ovo cozido é uma tarefa difícil, aqui vão algumas dicas para facilitar esse processo:

  1.  Sempre que for usar ovos, procure tirá-los da geladeira minutos antes. Choque térmico nunca é bom quando o assunto é ovo.
  2. Ponha os ovos no fundo de uma panela, cuidadosamente. Ela deve ser grande o suficiente para que todos fiquem acomodados no fundo. Nada de 2 andares de ovos, nem encher a panela d’água e depois largar os ovos lá dentro! Se a casca rachar, começará a sair uns fios de albumina na água e os ovos não ficarão lisos e redondinhos.
  3. Junte água fria até 2 dedos acima dos ovos e leve ao fogo.
  4. Evite pôr os ovos na panela com a água já quente. Lembre do que disse sobre choques térmicos – além de aumentar muito o risco das cascas quebrarem!

Para acertar o ponto

  1. Saiba que a casca dos ovos é porosa. Por isso, vale por sal na água do cozimento. Não chega à gema, mas as claras ficam levemente salgadinhas.
  2. O tempo de fervura para conseguir gemas moles é de 3 a 7 minutos após a água levantar fervura. Para as duras, de 8 a 15 minutos. Como o ponto perfeito de ovo para mim pode ser diferente para você, faça testes de tempo e cronometre. Acertou? Repita.
  3. Se tiver paciência, gire um pouco os ovos no início do cozimento, com uma colher. Assim, a gema fica perfeitamente centralizada.
  4. Fuja dos extremos: você pode amar gema mole, mas clara mole não dá - além de ser perigoso sob o ponto de vista sanitário. Também não adianta ferver o ovo por meia hora para garantir que fique duro. Depois do ponto, começam a ficar azulados, e seu gosto apresenta um travo metálico. Argh.
  5. Amantes de gemas moles podem adicionar gotas de vinagre ou limão à água do cozimento. Isso ajuda a clara a coagular mais rápido.
  6. Uma vez dado o tempo de cozimento, a temperatura interna do ovo precisa baixar imediatamente. Tire-o da água usando uma escumadeira (espumadeira), ou derrame o conteúdo da panela sobre um escorredor e leve sob água fria. Se deixar o ovo na água quente até ela esfriar, o calor interno se manterá além do tempo que deveria, comprometendo o ponto.

Para descascar

  1.  Passe os ovos cozidos, ainda quentes, por água fria. Assim que estiverem mornos suficiente para manipulá-los, descasque-os. Se esfriarem completamente frios, a membrana gelatinosa que gruda a casca à clara se torna rígida, dificultando sua retirada.
  2.  Uma vez mornos, bata os ovos delicadamente na pia, até racharem. Com as almofadas dos dedos, escorregue a casca quebrada para fora. Não use as unhas, ou terminará com um ovo todo pinicado. Se não conseguir, bata o ovo na pia mais um pouco e tente novamente. Depois de pegar o jeito, fica fácil. E saiba que quanto mais quente o ovo estiver, mais fácil será.

FONTE: 2.uol.com.br