DICAS DE COZINHA

Arroz mais soltinho

Arroz combina praticamente com tudo, mas basta errar a mão na hora de cozinhar, e o acompanhamento mais tradicional da mesa dos brasileiros é capaz de estragar aquele almoço que você preparou com tanto carinho para a família ou os amigos.

E como ninguém gosta de arroz empapado ou duro demais, aqui estão algumas dicas de um arroz soltinho e gostoso. As dicas são da chef de cozinha e professora de culinária, Cleide Moraes.

Nada de lavar o arroz, nem usar água quente

Lavar o arroz tira o amido dos grãos, e você vai jogar pelo ralo todos os nutrientes do alimento. Na hora de cozinhar, use água fria. "Em primeiro lugar, o arroz não deve ser lavado, que é para não tirar os nutrientes do alimento. Coloque a panela no fogo: óleo, alho e cebola, o que você gostar. Dê uma mexida rápida, só para misturar os ingredientes. Sempre em fogo baixo, coloque o arroz. Depois coloque água fria. A água deve ficar dois dedos acima do arroz. Quando começar a ferver, tampe a panela e aumente um pouco mais o fogo. À medida que o arroz for secando, você vai despejando água aos pouquinhos em volta, até ele ficar cozido. É ir provando, para saber o ponto certo de cozimento. Não leva mais que 10 minutos pra fazer", ensina Cleide.

Arroz soltinho

O grande segredo para o seu arroz ficar soltinho vem no final. "Quando estiver cozido, você tapa só metade da panela e espera cinco minutinhos para o arroz esfriar um pouco. Depois revira ele todo na panela e o amido (que não foi eliminado, porque você não lavou o arroz) vai soltando dos grãos. Mexe enquanto ainda está quente, e ele vai ficar bem soltinho. O bom é tirar logo da panela e pôr numa tigela", revela a chef de cozinha.

FONTE: http://gazetaonline.globo.com/