DICAS DE COZINHA

Corrigir comida muito salgada

O sal é um mineral comumente utilizado na culinária para temperar a maioria dos alimentos. O sabor salgado é um dos sabores básicos que a língua de um ser humano pode perceber. Se usado corretamente, o sal vai aumentar o gosto de uma comida e torná-la mais atraente.                                                             No entanto, se as suas mãos deslizarem, se você se empolgar no acréscimo de sal ou se estiver fazendo uma receita que leva pouco sal, a comida vai se tornar muito salgada. Sal demais pode arruinar o sabor de um alimento, tornando-o difícil de saborear. Antes de jogar fora o prato, tente alguns métodos para corrigir o excesso de sal.

Vegetais, carnes e outros alimentos sem caldo:

  1. Lave os alimentos salgados em água morna, limpando o exterior com os dedos. Se você estiver trabalhando com massas ou algo pequeno, coloque em uma peneira para lavar sem perder nada. Este é o método mais eficaz para corrigir o excesso de sal quando o alimento não tem caldo.

  2. Coloque os legumes ou carne lavados de volta para a assadeira ou frigideira e aqueça até que a água evapore.
  3. Experimente a comida. Se ainda estiver muito salgada, polvilhe uma pitada de açúcar branco sobre ela. Continue a cozinhar até que os cristais de açúcar não sejam mais visíveis.
  4. Prove a comida de novo. Se o açúcar não corrigir o problema, você terá que recomeçar seu prato. No entanto, como uma última tentativa, tente mergulhar o alimento em um molho de carne ou de salada para abafar o sabor salgado.

Sopas e guisados:

  1. Coloque uma batata vermelha descascada na sopa ou caldo de carne e deixe ferver por 15 minutos. A batata vai absorver um pouco do sabor salgado.
  2. Remova e descarte a batata. Prove a comida. Se ainda estiver muito salgada, coloque 1/8 xícara de arroz branco para cada duas xícaras de sopa ou guisado em um processador de alimentos. Adicione duas colheres de sopa de água e bata no processador. Despeje o purê de arroz no caldo e mexa para misturar bem.
  3. Cozinhe a sopa ou guisado por cinco minutos e prove. Se ainda estiver muito salgado, adicione 1 colher de chá de açúcar para cada 1 xícara de alimento. Mexa para dissolver o açúcar e deixe ferver por mais cinco minutos.
  4. Experimente. Se ainda estiver muito salgado para seu gosto, você terá que descartar e começar de novo. Como um último esforço, tente despedaçar uma fatia de pão branco comum na panela.

FONTE: ehow.com.br