DICAS DE COZINHA

Cortando cebola sem chorar

Sabe por que choramos ao cortar a cebola? Porque, na hora em que é cortada, ela libera uma série de compostos químicos no ambiente, e um deles, formado por enxofre, ao entrar em contato com os nossos olhos, se converte numa espécie de ácido, irritando-os.

Alguns passos para você cortar cebola sem lacrimejar os olhos:

  • Use a cebola bem gelada e corte-a em água corrente. Cortá-la próximo a uma janela, onde haja boa ventilação, também ajuda.
  • Use uma faca muito afiada para cortar as cebolas, as enzimas são liberadas quando as células são quebradas ou esmagadas: usar uma faca afiada acaba fatiando a cebola em vez de esmagá-la. Assim, menos enzimas são liberadas. Independentemente de quais táticas diferentes você usar, sempre use uma faca afiada para cortar cebolas.
  • Prenda um pedaço de pão em sua boca, muitas pessoas afirmam que mastigar, especialmente o pão, ajuda a evitar lágrimas durante o processo de cortar cebolas. Mastigue muito lentamente, permitindo que o pão saia um pouco de sua boca. Sua boca irá se encher de água, o que pode ser um pouco desconfortável. Seus olhos, por outro lado, permanecerão secos!

Fontes: http://pt.wikihow.com/

                http://www.sadia.com.br/